O Homem e a Nova Década

O ano mal começou e a Semana de Moda Masculina – Outono/Inverno 20/21, já apresentou quais serão os produtos que dominarão o guarda-roupa masculino no início desta década, e sintetizando as coleções, a imagem desse homem é muito cativante.

Veja abaixo algumas das principais tendências do Outono/Inverno 20/21:

ESTAMPAS

Nos últimos anos as estampas ganharam muita força na moda masculina; e nessa temporada não foi diferente. Elas despontaram em diversas marcas e com temáticas diferentes: em estampas lenço, lettering, florais e paisley, vale destacar este último, que foi o queridinho de várias marcas, dentre elas a Dior, Etro e Giorgio Armani.

_ALE0242Balmain – Fonte: Vogue/US.

_FIO0255Dolce & Gabbana – Fonte: Vogue/US.

_FIO0102Valentino – Fonte: Vogue/US.

_ALE0072Dior – Fonte: Vogue/US.

ACESSÓRIOS

Os acessórios comandaram as passarelas por meio de chapéus, toucas e até colares. Mas se fosse necessário eleger um acessório protagonista, certamente seriam as bolsas. Elas apareceram em várias versões; de pochete a bolsa saco, indo do divertido ao sóbrio.

_FIO0235Berlutti – Fonte: Vogue/US.

_ALE0119Loewe – Fonte: Vogue/US.

_FIO0327Gucci – Fonte: Vogue/US.

_ALE0037Salvatore Ferragamo – Fonte: Vogue/US.

ALFAIATARIA

Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna e Prada investiram na alfaiataria “fora da caixa”. Com ternos recortados, abotoamento lateral e calças fusô (peça com uma tira de tecido que passa por baixo dos pés); as marcas provaram que é possível dar certo frescor aos clássicos da indumentária masculina.

_ALE0162Louis Vuitton – Fonte: Vogue/US.

_FIO0153Ermenegildo Zegna – Fonte: Vogue/US.

_FIO1719Prada – Fonte: Vogue/US.

Indo além dos looks; essa temporada ainda propôs pertinentes reflexões sobre o impacto da moda no meio ambiente e como a nova geração de homens encara pautas atuais como a construção social de gênero.

A marca Ermenegildo Zegna está tão focada em reduzir seus resíduos têxteis e desperdícios, que além de utilizar tecidos reciclados em vários looks, empregou tecidos excedentes de seis coleções passadas na cenografia do desfile.

13MILAN-REVIEWS-zegna-superJumboDesfile da Ermenegildo Zegna – Fonte: The New York Times.

A Emporio Armani seguiu a mesma direção, criando 18 looks com tecidos reciclados, regenerados e orgânicos. Por fim, para garantir que deixou sua mensagem clara, a marca destacou a frase “Estou dizendo sim para a reciclagem” em jaquetas e no cenário do desfile.

13MILAN-REVIEWS-emporio-armani-superJumboDesfile da Emporio Armani – Fonte: The New York Times.

A coleção da Gucci, criada por Alessandro Michele, desconstruiu a imagem masculina tradicional, expandindo seus limites e tornando-a mais fluida e andrógina.

 “Esta não é uma narrativa que aplica regras ou exclua a masculinidade convencional; pelo contrário, quero falar sobre o quão complexo é ser homem. E isso significa crescer talvez de uma maneira diferente, porque o mundo dos homens é muito diversificado e cheio de elementos diferentes, como o mundo feminino. ”

Alessandro Michele

1579042510287852-_05I2148Desfile da Gucci – Fonte: Site da L’Officiel.

Pierpaolo Piccioli, designer da Valentino, também abordou as mudanças sociais em termos de gênero, por meio de uma coleção que celebra a sensibilidade masculina.

“A vida precisa de emoções. E nas ultimas duas décadas os homens mudaram muito por causa das mulheres e por causa de como o trabalho mudou. ”

Pierpaolo Piccioli

1579118907346500-_GXG5376Desfile da Valentino – Fonte: Site da L’Officiel.

Com tantas ponderações e novidades esse novo decênio promete ser intensamente transformador e estimulante.

Até a próxima!

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s