MULHERES INSPIRADORAS

Por muito tempo as mulheres foram consideradas o “sexo frágil”, mas ao longo da história esse termo provou-se completamente equivocado. Ao contrário, ser mulher é sinônimo de ser forte. Ser mulher é ousar ser o que quiser, mantendo a determinação necessária para se alcançar um objetivo, ainda que o mundo todo diga que seus sonhos são ridículos ou impossíveis.

Mesmo diante de tantos obstáculos, diversas mulheres provaram sua força, desafiando a sociedade em que viviam e mostrando seu valor.

Na moda não podia ser diferente; veja abaixo duas mulheres inspiradoras, que com seu trabalho vanguardista fizeram contribuições imensuráveis para a moda e para a mulher.

GABRIELLE BONHEUR CHANEL

90c93f293706bb491b53775096b76593Imagem retirada do Pinterest.

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em uma família humilde, perdeu a mãe muito cedo e seu pai a deixou para ser criada em um orfanato aos 12 anos. Quando saiu do orfanato Gabrielle sobrevivia costurando durante o dia e cantando em bordéis durante a noite (onde ganhou o apelido de Coco, graças a canção de sua preferência “Qui qu’a vu Coco”). Sua trajetória como estilista começou em 1910 na França, onde com a ajuda de seu amante Arthur Boy Capel, abriu uma chapelaria, onde ela comercializava chapéus de sua autoria. Não contente em fazer a cabeça das mulheres, anos mais tarde Chanel decidiu criar uma linha roupas e desde então revolucionou o guarda-roupa feminino. Dentre suas realizações estão: a popularização de uma silhueta livre do corset; o uso da calça feminina; a difusão do “LBD” (Little Black Dress = vestidinho preto); a criação do exitoso perfume Chanel n° 5; o corte de cabelo e franja reto (Corte Chanel); a criação do tecido tweed; entre outras.

Gabrielle Coco Chanel morreu aos 87 anos em 1971, entretanto sua obra e trajetória jamais serão esquecidas.

8e71940616646ea5d2a0782c4433affaTailleur de tweed criado por Coco Chanel. (Imagem retirada do Pinterest).

fb530fe9dde3aa39b2a96ea0f8b77e5bVestido criado por Coco Chanel. (Imagem retirada do Pinterest).

ELSA SCHIAPARELLI

e11928c7952464ecdeaa950fc22bd61cElsa Schiaparelli. (Imagem retirada do Pinterest).

A estilista italiana abriu sua primeira loja na França em 1927, recém separada e com uma filha pequena, Elsa Schiaparelli encontrou na moda o caminho para o sucesso. Sua amizade com renomados artistas como: Jean Cocteau, Christian Bérard e Salvador Dalí serviram de inspiração para suas criações surrealistas e coloridas. Com seu estilo irreverente, Elsa Schiaparelli contribuiu com diversas inovações na moda, como: o uso da técnica trompe l’oeil (que significa engana olhos), que nada mais é do que uma técnica que dá a ilusão de distâncias e volumes em desenhos por meio da perspectiva, luz e sombreamento; a criação do tom de cor rosa-choque; a ideia de desenvolver coleções com parcerias com outros artistas; entre outras.

Elsa Schiaparelli morreu  aos 83 anos em 1973, mas seu legado permanece vivo.

c61c7228b970c50d0f16642d308d34c9Vestido de Elsa Schiaparelli, em seu característico rosa-choque. (Imagem retirada do Pinterest).

2006AC7426_jpg_lSuéter de Elsa Schiaparelli, com sua técnica trompe l’oeil . (Imagem retirada do site V&A Search the Collections).

Essas mulheres notáveis dividiram holofotes e marcaram uma época em que as mulheres dificilmente tinham espaço para empreender e progredir profissionalmente, e mesmo diante de tantas contrariedades, essas visionárias provaram que com obstinação é possível atingir o sucesso.

Que a trajetória dessas mulheres sirva de inspiração para todas aquelas que lutam para realizar seus sonhos; para que não desistam de si ou de suas ambições, mesmo em meio a tanta discriminação e violência. Nos últimos anos os debates sobre o empoderamento feminino e a sororidade tem ganhado muita força não só nas mídias como na sociedade; e considerando a atual conjuntura, tais discussões são extremamente necessárias, para que mudanças sejam realizadas não só no âmbito político, empresarial, mas principalmente no âmbito social. É preciso que ocorra uma mudança na mentalidade de todos para que o machismo enraizado na sociedade seja combatido e uma nova moldura mental seja estabelecida, onde homens e mulheres sejam tratados como iguais.

Sejamos os agentes dessa mudança para que as gerações futuras possam crescer numa realidade mais igualitária e desenvolvida.

Até a próxima pessoal!!!!

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s