Franca Sozzani – Moda e Posicionamento

Nos últimos anos muitas marcas tem mostrado um forte posicionamento perante diversos movimentos sociais, o que é extremamente positivo, especialmente por dar enfoque em determinado tema e propiciar seu debate.

Uma dessas marcas foi a Dior; em sua coleção de estréia, a estilista Maria Grazia Chiuri, trouxe para as passarelas uma t-shirt com uma frase da escritora nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie: “We should all be feminists” (Todos nós deveríamos ser feministas); em um claro apoio ao movimento feminista.

_DIO0447.jpgFonte: Look da Coleção da Dior Primavera/Verão 2017 (Vogue BR)

Um dos posicionamentos mais recentes, foi a representatividade no desfile da Valentino, que contava com 38 modelos negras, incluindo a super modelo, Naomi Campbell. Tal número sinaliza o total apoio a diversidade na moda e na alta costura.

valentino_alta-costura_verao_2019_66Fonte: Desfile da Valentino Primavera/Verão 2019 (Vogue BR).

Entretanto tais posicionamentos não se limitam as passarelas; seria impossível falar de moda e posicionamento, sem citar Franca Sozzani; talvez nem todos os amantes de moda conheçam seu nome, mas em tempos em que o termo posicionamento não era tão difundido, esta visionária editora da Vogue Itália, foi uma das pioneiras a usar uma publicação de moda como forma de abordar assuntos polêmicos e movimentos sociais.

EDITORIAIS ICÔNICOS

Um dos editorais que marcaram sua carreira foi o que ilustrou seu posicionamento quanto a falta de diversidade na moda; a edição de Julho/2008 –Black Issue (Edição Negra), foi um número especial que contou com 4 capas diferentes, somente com modelos negras em toda a revista (foi a edição mais vendida da Vogue Itália, sendo reimpressa 3 vezes).

vogue_italia_black_issueFonte: Capas Black Issue (Pinterest)

Outro número que ganhou destaque foi a edição de Ago/2010 – Water & Oil (Água e Óleo), que retratava o desastre do vazamento de óleo no Golfo do México. A edição teve ampla repercussão; para alguns críticos Franca quis glamourizar a tragédia, para outros a editora foi corajosa ao usar uma revista de moda como ferramenta de posicionamento político.

photo14Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

photo9Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

photo6Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

A edição de Jun/2011 – Belle Vere (Beleza Verdadeira), com fotos de Steven Meisel; ganhou notoriedade por se tratar de um ensaio que é um verdadeiro nado contra a corrente. Composto por modelos curvilíneas e com pouca roupa, a edição exaltou a beleza real das mulheres, assim rompendo a hegemonia da magreza das publicações do meio.

candice-huffine-tara-lynn-robyn-lawley-by-steven-meisel-sogno-di-donna-vogue-italia-june-2011Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

tumblr_lmddamOfB81qzoaqio1_500Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

vi01106d0116-011709meisel-7709_0x440Fonte: Click de Steven Meisel (Vogue IT).

Em 2016 a trajetória profissional e pessoal de Franca Sozzani foi celebrada com o documentário, Franca – Chaos and Creation (Franca – Caos e Criação), dirigido por Francesco Carrozzini (filho de Franca), o mesmo traz entrevistas com a própria editora e com diversas personalidades do mundo da moda. Entretanto a obra vai além disso, sendo uma genuína declaração de amor de um filho à sua mãe e um verdadeiro deleite para o espectador. Vale a pena conferir! (Disponível na Netflix).

mv5bndm1mda3odatywi5mi00othllwi4otqtywy1mtzjmwi4mwuxxkeyxkfqcgdeqxvymtqzotczntm._v1_sy1000_cr006581000_al_Fonte: Vogue BR

Posicionamentos e críticas à parte, Franca Sozzani revolucionou a moda por meio de editoriais que não tinham apenas cunho comercial, mas sim, a intenção de provocar reflexão em seus leitores.

” Acho lindo deixar uma marca no mundo, embora a marca mais linda sejam os filhos, mas se você deixa uma coisa que não seja a família, então cria uma história”

Franca Sozzani.

Infelizmente, algum tempo depois do final das filmagens de seu documentário; Franca Sozzani faleceu; mas assim como ela declarou na frase acima, ela deixou sua marca no mundo, e seu legado certamente ecoará por anos.

Até a próxima semana pessoal!

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s