“Mais é Mais, Menos é Chato!” – Iris Apfel.

Muitas pessoas anseiam pela aposentaria, mas a fashionista retratada aqui, não. Iris Apfel ou como ela se intitula, a “estrela geriátrica”, tem 97 anos e não tem intenção alguma de se aposentar.

Se aposentar é pior que morrer. Há tantas coisas esperando para ser feitas no mundo”. Iris Apfel.

Iris Apfel trabalhou por muitos anos como designer têxtil e decoradora da “Old World Weavers”, empresa que fundou junto com seu marido, Carl Apfel. Realizou trabalhos importantíssimos como por exemplo, o design de interiores da Casa Branca (nos mandatos de oito presidentes: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan e Clinton). Atualmente ela é uma famosa colecionadora de arte e moda, sua coleção muito extensa e bem diversificada, compreende desde peças compradas em lojinhas de bairro com preços muito acessíveis até peças de valores inestimáveis como é o caso de uma peça pintada a mão pelo próprio Gianni Versace. Toda essa pluralidade lhe rendeu a bem-sucedida exposição, ” Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Collection”  (2005) no Metropolitan Museum of Art em Nova York.

O sucesso da exposição e o estilo único e irreverente de Iris resultaram em incontáveis parcerias.

5be15ebe4e75c181c44fec3f55ff5d04Parceria Iris Apfel e HSN.

168fcd31fb5510a3ea7f965d0fc46ec9Parceria Iris Apfel e MAC.

iris-apfel-macys-5Parceria Iris Apfel e Macy’s.

Sua fascinante história foi eternizada pelo cineasta Albert Maysles, no documentário Iris (2015); uma produção que tem como cerne sua jornada profissional, porém mostra muito mais para o espectador, ilustra notáveis reflexões sobre como encarar a vida, o trabalho e o relacionamento familiar. (Vale a pena conferir!)

27314c44a266ac25ae4fd5129553b0d6Imagem de divulgação do documentário.

Em 2018 esta “maximalista” atingiu importantes marcos, entre eles: o lançamento do livro, “Ícone por Acidente”, uma obra que contém estilosos ensaios fotográficos e suas considerações sobre a vida. A ilustre homenagem da Mattel, que lançou uma boneca inspirada em seus looks. E por fim a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram, firmando-se assim como um fenômeno que abrange todas as gerações.

captura-de-tela-2018-03-15-acc80s-08-38-25Barbie inspirada em Iris Apfel.

No Brasil, Iris conquistou muitos fãs, e tanta admiração se transformou em uma grande homenagem; o espetáculo “Através da Iris”, que estrelado por Nathalia Timberg, está em cartaz em São Paulo no Teatro da FAAP.

Com essa trajetória inspiradora, fica a pergunta: “O que Iris Apfel ainda não fez?”

Até a próxima pessoal!

 

 

 

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s