MODA E CINEMA

O cinema exerce uma poderosa magia, que vai além de nos transportar para terras longínquas ou para outras eras; esse feitiço é capaz de nos fazer rir, chorar, odiar, torcer ou se apaixonar pelas histórias ou pelos personagens que as contam. Para tanto, muitos elementos são necessários como: roteiro, direção, elenco, produção, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, cabelo/maquiagem, figurino entre outros. E isso certamente demanda muitos colaboradores, entretanto sem alguns profissionais seria praticamente impossível construir a narrativa e a imagem do elenco. A caracterização por exemplo, tem dentre outras funções, a missão de datar o período em que se passa a história e expressar visualmente detalhes da personalidade e da trajetória personagens. Esse trabalho é feito pelos profissionais de cabelo/maquiagem e figurino, este último, por vezes costuma estabelecer parcerias com grandes designers de moda, que contribuem com o projeto por meio de peças de suas respectivas coleções ou peças exclusivas.

Veja abaixo 5 filmes que firmaram essas parcerias:

Bonequinha de Luxo e Givenchy

1audrey-breakfast-at-tiffanysAudrey Hepburn com o icônico vestido criado por Hubert Givenchy.

Clássico de 1961, estrelado por Audrey Hepburn; Bonequinha de Luxo conta a história de Holly Golightly, uma garota de programa (na obra esse fato não é explicito) que tem como ambição fisgar um milionário, no entanto tudo muda quando conhece Paul Varjak, um escritor que é sustentado por sua amante. O anseio de Holly por uma vida luxuosa é evidenciado não só em suas atitudes, mas também em sua vestimenta chique e atemporal. A construção dessa imagem é creditada à união da figurinista, Edith Head, com o designer Hubert Givenchy; que foram tão bem sucedidos nessa parceria que até hoje os looks do filme servem inspiração para outras obras como filmes, séries e editoriais de moda.

Breakfast-at-Tiffany-s-audrey-hepburn-2297051-1024-576_zpsg2krsytfAudrey Hepburn e José Luis de Villalonga, em cena do filme.

 

Maria Antonieta e Manolo Blahnik

360438Kirsten Dunst em Maria Antonieta.

Ganhador do Oscar de Melhor Figurino em 2007, a obra dirigida por Sofia Coppola relata a vida de Maria Antonieta (rainha da França entre o período de 1775-1793), desde de sua chegada a corte francesa até a sua morte. O filme tem como figurista, a aclamada Milena Canonero, uma profissional experiente que já havia trabalhado em grandes projetos como: Laranja Mecânica (1971), O Iluminado (1980), O Poderoso Chefão 3 (1990) entre outros. No entanto, neste projeto ela obteve a cooperação do designer espanhol, Manolo Blahnik, que por meio de suas criações conseguiu ilustrar o mundo exclusivo e sofisticado em que a rainha vivia. Para se manter fiel ao estilo da rainha, Manolo desenvolveu os sapatos do filme partindo de imagens de calçados que realmente pertenceram a Maria Antonieta  e apenas lhes acrescentou um toque contemporâneo.

03-2-sCena do filme com sapatos assinados por Manolo Blahnik.

 

Cisne Negro e Rodarte

$valueNatalie Portman caracterizada como Odile.

Cisne Negro (2011), é um suspense psicológico que retrata Nina Sayers (Natalie Portman), uma bailarina de uma companhia de balé de Nova York que tenta a qualquer custo conseguir o papel principal na obra O Lago dos Cisnes. Entretanto encarnar a dualidade exigida pelo personagem é o “gatilho” que faz com que a bailarina lide com questões até então ignoradas, levando- a a cruzar perigosas fronteiras em sua mente. A excelente performance de Natalie Portman, lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 2011; porém não é só a atuação da atriz que foi digna de elogios; o primoroso trabalho da figurista Amy Westcott e das irmãs Laura e Kate Mulleavy, fundadoras da marca Rodarte, são um espetáculo a parte. O dualismo da natureza dos cisnes Odile, que tem como características o desejo e a sensualidade, e Odette que possui um perfil puro e delicado, foram ilustrados com perfeição em todos os trajes.

* Na época houve muita polêmica entre as irmãs Mulleavy e a figurista Amy Westcott, especialmente porque as estilistas da Rodarte reivindicaram o título de coautoras de 40 trajes; ao que Amy se posicionou negativamente, alegando que as irmãs somente ajudaram na criação de alguns trajes e sempre sobre a supervisão Darren Aronofsky, diretor do longa.

2qt1poh0mzg9dhcn96phbae8qNatalie Portman caracterizada como Odette.

 

O Grande Gatsby e Miuccia Prada

rs_1024x759-130325111738-1024.gatbsy.ls.32513Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan (criação – Miuccia Prada) e Joel Edgerton em O Grande Gatsby.

Baseado no romance de F. Scott Fitzgerald, o filme O Grande Gatsby (2013), conta a história de Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio) e Daisy Buchanan (Carey Mulligan), pela ótica do primo de Daisy, Nick Carraway (Tobey Maguire), que atraído pela mundo de opulência e mistério de Gatsby se torna seu amigo e posteriormente o narrador de sua trajetória. Tendo como diretor Baz Luhrmann, a obra ambientada na década de 20, é um verdadeiro deleite aos olhos, especialmente por seu luxuoso figurino. Entretanto Catherine Martin, a celebrada figurinista do longa, não atuou sozinha nesse projeto, mas sim, em parceria com as marcas Miuccia Prada e a Tiffany & Co. Suas colaborações foram essenciais na personificação dos personagens, retratando fielmente o período da trama e o mundo de requinte e ostentação em que eles viviam. Tal união foi tão exitosa que culminou no Oscar de Melhor Figurino de 2014.

1671350_origCarey Mulligan com jóias criadas pela Tiffany & Co.

 

007 Contra Spectre e Tom Ford

SPECTREDaniel Craig vestindo Tom Ford em 007 Contra Spectre.

Criado em 1953 pelo escritor Ian Fleming, James Bond ou 007, já foi interpretado por diversos atores; hoje, tal missão está a cargo do ator britânico Daniel Craig (que já atuou em quatro filmes da franquia). O agente com licença para matar, tem inúmeras qualidades que o tornam o único, dentre elas destaca-se o seu esmero com a imagem, seu estilo e elegância são sempre marcantes. Para alguns isso até pode soar irrelevante diante de suas incríveis habilidades, mas é um elemento essencial para a construção da imagem do protagonista, que exala confiança, sucesso e sedução. Para se manter fiel a essa imagem, Jany Temime (figurinista nos filmes 007- Operação Skyfall (2012) e 007 Contra Spectre (2015)) trabalhou em parceria com o designer Tom Ford, que cedeu algumas peças de sua própria coleção (imagem abaixo), criou alguns ternos sob medida e também desenvolveu uma linha de óculos exclusiva para o filme.

james-bond-spectre-white-diLéa Seydoux e Daniel Craig em cena do filme.

Enfim, parcerias à parte, sem dúvida diversos personagens marcaram uma época ou nos influenciaram de alguma forma.

E vocês? Já se inspiraram nos looks de algum filme?

Até a próxima!

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s