Com o verão se aproximando, chega também a hora de desengavetar ou comprar peças que nos ajudem a suportar as altas temperaturas. Mas comprar peças que sejam elegantes e confortáveis não é uma tarefa fácil, principalmente porque a maioria das roupas que encontramos nas lojas parecem ser adequadas à estação, mas na verdade não são propicias para época. Especialmente por causar uma sensação de calor ainda maior.
Isso ocorre principalmente porque a maioria das peças possuem tecidos cuja a composição total é feita de fibras artificiais e essas bases têm como característica barrar a entrada de ar e reter o calor corporal no local, fazendo com que a área aqueça mais e a transpiração aumente.
Para os dias mais quentes, o ideal é priorizar tecidos com fibras naturais. Confira abaixo algumas sugestões:
Tricoline
Tecido leve, macio e resistente. A tricoline tem diversas aplicações, sendo utilizada em itens de decoração, vestidos, saias e principalmente em camisas. A composição mais indicada para o verão é a 100% algodão, entretanto tal composição possui uma desvantagem, ela tem baixa resiliência, tendendo a amassar. Há outras composições mistas com poliéster, que não apresentam essa característica, porém não são tão favoráveis a temperatura.
Imagem retirada do Pinterest.
Laise
Tecido 100% algodão, macio, suave, com desenhos vazados e com aplicações de bordados. Pode ser utilizado em vestidos, saias, camisas, shorts e peças infantis. Embora seja mais comum encontrar peças na cor branca há várias opções de cores e de desenhos indo do geométrico ao floral.
Imagem retirada do Pinterest.
Linho
Uma das fortes tendências da temporada, o linho, é o tecido ideal para o verão. Feito de uma fibra natural extraída do caule da planta herbácea, linum usitatissimum, ele possui diversas características favoráveis à estação como: leveza, frescor, conforto e resistência. Muito versátil, é o tecido perfeito para quem deseja manter a elegância mesmo nas altas temperaturas. Entretanto vale alertar para uma desvantagem, assim como a tricoline, o linho é um material com baixa resiliência, ou seja, tende a amassar.
Imagem retirada do Pinterest.
Seda
A seda é um tecido feito a partir do filamento do casulo do “bicho da seda” (lagarta que se desenvolve nas folhas das amoreiras), e devido à sua laboriosa produção e ao custo da mesma, é um tecido considerado nobre e caro. Entretanto por ter um toque macio, não causar transpiração e ter excelente fluidez, é uma ótima alternativa para o clima tropical. Dentre suas diversas aplicações, destaca-se o uso em trajes de gala e vestidos de noiva, principalmente por sua aparência levemente cintilante.
Imagem retirada do Pinterest.
Cambraia
Macia, levemente transparente e durável, a cambraia pode ser utilizada na confecção de vestidos, camisas e saias. Entretanto ela se destaca como a favorita nas produções praianas (saídas de praia). É possível encontrar versões lisas, rendadas e bordadas. Sua composição pode variar, indo do 100% algodão á composições mistas com linho, elemento determinante para uma sensação confortável em dias quentes.
Imagem retirada do Pinterest.
Dica: Se você pretende comprar o tecido e não a peça pronta, todas as bases citadas são excelentes opções, mas há outros fatores determinantes para a definição do tecido; como a modelagem e a ocasião. É importante considerar o local e o efeito desejado ao adquirir o tecido, por exemplo, para uma peça cujo o efeito é mais fluido e será utilizada numa festa que exige mais requinte, certamente a seda será a base ideal.
Gostaram? Agora é só aproveitar o verão…
Até mais pessoal…
Publicado por