Adidas x Puma

Reconhecidas globalmente, Adidas e Puma, fizeram inúmeras contribuições ao mundo esportivo, entretanto o que poucos sabem é que ambas nasceram da discórdia entre dois irmãos, os alemães Adolf Dassler e Rudolf Dassler.

A trajetória dos Dassler teve início na empresa familiar Dassler Brothers Sports Shoe Company, onde os irmãos/sócios fabricavam calçados esportivos para a maioria dos atletas da Alemanha. Adolf tinha como foco o desenvolvimento e produção dos produtos e Rudolf utilizava de seus contatos mais influentes para alavancar as vendas da empresa. Seguindo essa dinâmica a empresa fluiu bem por muitos anos, porém durante a Segunda Guerra Mundial muitos atritos e intrigas estremeceram a relação entre eles.

jcTxA3vfeDjzp4eg1jmRo4XXXL4j3HpexhjNOf_P3YmryPKwJ94QGRtDb3Sbc6KY

Rudolf e Adolf Dassler.

Rudolf suspeitava que Adolf havia tramado para tirá-lo do negócio, já que durante a guerra, ambos foram convocados pelo serviço militar. Mas Adolf logo foi liberado e devido as suas habilidades na fabricação dos calçados foi-lhe permitido voltar a fábrica e contribuir com seu país fornecendo produtos aos militares, entretanto o mesmo não foi acordado com Rudolf.

Com o fim da guerra, o conflito entre eles se tornou insustentável e os irmãos decidiram romper relações e seguir caminhos diferentes: Adolf fundou a Adidas e Rudolf a Puma, com isso se instituiu uma das maiores histórias de rivalidade da Alemanha e do mundo esportivo.

A hostilidade era tão intensa que os irmãos instalaram suas respectivas sedes em lados opostos da cidade de Herzogenaurach (cidade natal dos Dassler), o que posteriormente culminou na divisão de seus consumidores.

Ao longo dos anos esse antagonismo só se acentuou, dentre os diversos conflitos, destaca-se a disputa pelo o título de inventor oficial do calçado com solado de parafuso (conhecido hoje como chuteiras) e o pleito por atletas que pudessem divulgar suas marcas (pioneirismo do marketing esportivo), como foi o caso da briga pelo rei Pelé, do qual a Puma levou a melhor.

pele2

Pelé vestindo Puma em 1970.

Após muitas disputas; na década de 70 os irmãos Dassler faleceram. E seus respectivos filhos administraram as marcas por mais alguns anos, porém atualmente Adidas e Puma já não são controladas pela família Dassler.

Em 2009 as marcas realizaram um evento que entrou para história. Os funcionários da Adidas e da Puma se uniram numa amigável partida de futebol, um jogo em prol da campanha pela paz e pela união no esporte, com essa ação finalmente selou-se a paz entre as companhias.

Atualmente com tantas outras marcas esportivas, como por exemplo, a Nike e a Reebok; se manter forte no mercado pode ser desafiador. Contudo tanto a Adidas como a Puma, tendo ambas 70 anos de existência, ainda são um sucesso absoluto. Tal feito se deve principalmente ao investimento cada vez maior em produtos tecnológicos/inovadores e em parcerias com diversos trendsetters.

rihanna-fenty-puma-2018-spring-campaign-4.jpg

Parceria Fenty x Puma por Rihanna – Primavera/Verão 2018.

39944274_158998351682385_5307944615202611844_n

Parceria Adidas Originals e Childish Gambino.

Vale destacar outras parcerias como: Kanye West (Adidas), Rita Ora (Adidas), Pharrell Williams (Adidas) e Selena Gomez (Puma).

E vocês? Qual marca preferem? Adidas ou Puma?

Até a próxima…

Publicado por

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s